UMA CADELA E SEU FILHOTE

Câo Trabalhador faz piruetas en troca de comida

quarta-feira, 1 de junho de 2011

USINAS NUCLEARES BRASILEIRAS

Angra

Este blog não quer falar mal ou bem da energia nuclear e nem esta preocupado com fatores técnicos sobre esta forma de energia; somente quer expor um pensamento sobre como as coisas são feitas no Brasil.
O complexo de usinas nucleares brasileiras foi denominado de Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto e esta localizado as margens da rodovia BR101 na praia de Itaorna entre Angra dos Reis e Parati no Rio de Janeiro, a usina dois entrou em funcionamento no ano de 2000 e a usina três ainda esta em construção foi dada como razão desta localização a eqüidistância entre três grandes estados da federação Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; ainda existe o projeto de construção de mais duas usinas nucleares no pais.
Esquisito não ter sido proposto uma localização onde houvesse menos população; não consegui apurar precisamente a que distancia estas usinas estão localizadas em relação à cidade de São Paulo a mais populosa de todas e muito menos de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo os especialistas estas usinas são de baixo impacto ambiental, pois não expelem resíduos poluentes e nem queimam oxigênio, segundo o que li sobre o assunto nenhum vapor radiativo que atinja a atmosfera será danoso a saúde humana, da fauna e da flora existente ao redor das usinas.
A Usina nuclear Angra I conta com tecnologia da Westinghouse e após sua inauguração em 1982, teve que ser desativada por vários períodos de tempo só entrando em funcionamento quase pleno em 1995, isto depois de resolvido os problemas técnicos e de treinamento de pessoal.
Devo concluir que nossos governantes construíram uma usina atômica botaram em funcionamento sem ter os técnicos treinados para esta operação, isto é muito preocupante.
A Usina Nuclear Angra II entrou em funcionamento no ano 2000 e conta com tecnologia Alemã da Siemens/KWU, isto através do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, esta usina em 2001 operava com 90% de sua capacidade.
A Sra. Presidente da República Dilma Rousseff se declarou favorável a prosseguir com o Programa Nuclear Brasileiro (PNB), pois se trata de uma energia limpa e de baixo custo.
Um novo complexo de Usinas Nucleares deve surgir no Brasil na região nordeste entre as cidades de Recife e Salvador, respectivamente estados de Pernambuco e Bahia. Esta nova Estação Nuclear deverá estar pronta em 2019.
Outra localização deveras estranha entre duas grandes capitais de estados brasileiros e ainda esta sendo estudado um local as margens do Rio São Francisco para a instalação deste novo complexo nuclear fato este que nos deixa preocupada.
O Ministério das Minas e Energia deverá dobrar a produção de eletricidade até o ano de 2030, para garantir um bom desenvolvimento ao pais, fato este que acho critica, pois se em 2011 não conseguimos nos desenvolver a contento com o que temos só dobrando a energia até 2030 vamos conseguir?
ESTE BLOG É UM PONTO DE VISTA SOBRE LOCALIZAÇÃO DE USINAS NUCLEARES E ACIMA DE TUDO NÃO ENCONTREI NENHUM PLANO DE EVACUAÇÃO DESTAS REGIÕES EM CASO DE ACIDENTE NUCLEAR, SE ESTE FOR SECRETO E ESTIVER EM PODER DA DEFESA CIVIL NOS DEIXA MAIS PREOCUPADOS AINDA, POIS NÃO OUVI FALAR EM NENHUM TREINAMENTO DE EVACUAÇÃO DAS ÁREAS PRÓXIMAS AS USINAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário